segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Salada de berinjela no azeite



Salada de berinjela

 

Muitos não curtem comer berinjela pois acham o sabor forte,amargo,etc.Mas essa salada vai mudar a opinião e o paladar do pessoal que não curte muito esse sabor.Bom aqui tenho uma receita que já vem de família e é muito apetitosa e saborosa,juro que não da vontade de parar de comer kkkkk... 

 

 

Ingredientes

  • 2 berinjelas grandes
  • 1pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 xícara de “café”com  azeite de oliva
  • 50 gramas de azeitonas verde
  • 1 xícara de “café”com  vinagre branco
  • Ervas a gosto (tomilho, manjericão,orégano,etc.)
  • Sal a gosto
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres  de sopa de salsinha
  • 2 colheres de sopa de cebolinha

Modo de preparo

 

Cortar em tiras finas as berinjelas os pimentões, corte também as ervas,alho,salsinha e cebolinha.em uma assadeira misture bem todos os ingredientes, tampe com papel alumínio e em forno pré aquecido adicione a assadeira, deixe em fogo alto por cerca de 10 minutos tire com cuidado, misture e coloque por mais 15 minutos.Depois de passar estes 25 minutos assando em fogo alto, tire da assadeira deixando esfriar.

 

Dica

Se não gostar de pimentões pode colocar no lugar 2 maços de Alho poró, que fica muito bom também e depois de pronto e esfriado pode ser servido com torradas, pão italiano,pão francês, acompanhamento ne um dia de churrasco,etc..Você pode também tirar as cascas da berinjela que fica mais leve e saborosa,é muito boa!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Salada de folhas com molho de mostarda!





Salada de folhas com molho de mostarda

 

Essa é uma salada de folhas fácil de fazer, com um molho de mostarda para dar um diferencial no prato e muito sabor. É super simples de preparar, uma mistura que se transforma em uma saborosa  entrada. Nesta receita indico um tipo de salada, mas se desejar usar uma de seu próprio gosto não tem problema, o segredo só esta no molho.

 

Ingredientes
 

·         1 alface americano

·         1 limão

·         1 colher de sopa de molho de mostarda

·         Cebola a gosto

·         4 colheres de sopa de azeite

·         Sal a gosto

 

Modo de preparo

Lave as folhas do alface americano, deixe de molho na água para ficar bem frescas para quando o molho estiver pronto. Em uma vasilha pequena misture os ingredientes líquidos até que se envolvam, em seguida adicione o sal a gosto e experimente, se achar que não esta a seu gosto pode ir colocando mais ingredientes a seu próprio paladar, por ultimo coloque a cebola cortada em rodelas junto com as folhas cortadas ou rasgadas a mão ( de preferência em rasgar as folhas, por que o tempero não se envolve tanto nas folhas e não murcham ).

 

Dica

Como disse logo a cima, se preferir  colocar outro tipo de salada de sua preferência por exemplo (Alface crespo,rúcula, alface roxo,agrião, etc..), pode misturar todas elas e colocar o molho com raspas de queijo parmesão e também croutons que fica muito bom, e é só saborear!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Carne de panela




Carne de panela

Uhmm...uma carne cozida com arroz e feijão!!! Para os paulistas na hora da fome não tem prato melhor rs... Alguns dos mitos da carne cozida é que não fica sequinha, fica dura demais, queimada, muito salgada e assim vai, sempre tem um problema de como se preparar uma carne gostosa e sem ficar cheia de água mesmo que cozinhou por um tempo certo.

Vou postar agora a receita de uma carne de panela saborosa e bem temperada, vamos lá?!

 

Tempo de preparo de 30 a 40 minutos

Receita

·         1 kg de paleta ou acém picadas em cubos

·         3 dentes de alho

·         Meia cebola

·         3 colheres de sopa de óleo

·         1 folha de louro

·         Ervas finas a gosto (manjericão,tomilho,orégano,etc)

·         600 ml de água (ou até cobrir a carne na panela)

 

Modo de preparo

Corte a carne em cubos, em seguida pique o alho e a cebola, pegue a panela de pressão adicione o óleo, alho e a cebola em fogo alto misture até dourar, já dourados coloque a carne e deixe refogar, adicione o sal, folha de louro e as ervas a gosto, coloque a água até que cubra a carne, misture e tampe a panela de pressão. Deixe por cerca de 30 minutos, tire a pressão da panela e veja se a carne está dura ou ainda com água, se estiver coloque por mais 10 minutos. Deixando esses minutos a mais tire a pressão da panela e deixe a carne dourar em fogo médio.

 

Dica

Se preferir depois de cozida a carne coloque 1 tomate médio picado, uma cebola cortada em rodelas e também salsinha e cebolinha a seu gosto para dar um sabor a mais na carne, esta mesma receita pode ser preparada com carne de porco como (pernil, bisteca, costelinha e etc.)

 

Esta é uma receita fácil e rápida de se fazer, espero que gostem!!

Feijão cozido


Feijão cozido

 Provavelmente há algumas dúvidas na hora de cozinhar ou temperar o famoso feijão que acompanhado de um bom arroz branquinho e de uma carne de panela, feito com carinho e amor, não tem como não recebermos elogios ...!

Com frequência ouço reclamações das dificuldades em acertar o ponto do feijão. E  toda vez que cozinha, na hora que abre a panela de pressão se desanima,  pois o feijão está escuro e sem aquela cara apetitosa.

Bom... tenho aqui dicas de um feijão que é fácil e rápido de se preparar... Haa e com aquela cara de fresquinho e bem clarinho.

Tempo de cozimento 25 minutos

Ingredientes

·         250g de feijão

·         2 dentes de alho

·         1 colher de chá de sal

·         2 colheres de óleo ou azeite

·         1 litro de água

 

Modo de preparo

Escolha o feijão, tirando os grãos que estão defeituosos, cascas ou pedrinhas. Depois lave de uma a duas vezes tirando a sujeira, coloque água em uma vasilha junto ao feijão, deixe por cerca de 20 a 30 minutos descansando com a água. Utilizando uma panela de pressão despeje o feijão e acrescente 1 litros de água cobrindo o feijão, deixe cozinhar por cerca de 25 minutos contados quando começar a pressão. Ao desligar a panela coloque de baixo da torneira com água corrente para tirar a pressão, assim que parar a pressão, desligue a torneira e abra a panela com cuidado!!

Em uma panela separada em fogo alto adicione o óleo e o alho picado, quando o alho estiver dourado adicione o feijão cozido, assim colocando o sal e se desejar temperos de sua preferência, como (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, etc.) utilizando a concha misture o feijão até que dê uma engrossada.

E está pronto para servir.

 

Dicas

Uma grande dica, se achar que for uma grande quantidade de feijão cozido  para temperar, separe em pequenas vasilhas e congele por cerca de 6 meses .Se preferir antes de cozinhar o feijão, coloque uma folha de louro, e depois de cozido na hora que for dourar o alho adicione meio gomo de linguiça calabresa ou bacon dê uma fritada e coloque o feijão cozido que dá um sabor diferenciado ( se for adicionar a linguiça ou o bacon, diminua a proporção do sal).

 

Dúvidas só comentar abaixo, esse feijão é de comer rezando kkkk!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Arroz Branco




ARROZ como uma palavra tão simples pode se transformar em uma total bagunça em nossa cozinha rs, temos muitas dúvidas de como acertar na receita de um arroz soltinho e saboroso.Sempre vejo pessoas no metrô, ônibus reclamando que o arroz queimou, que estava super empapado, mole ou sem sal, e acabam desistindo de fazer.
Bom, aqui esta uma receita que não tem como falhar, muito simples e rápida de se preparar..


Tempo de preparo : 15min
Rendimento : 3 porções


Ingredientes
  • 1 xícara de arroz branco
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de óleo ( ou se preferir azeite)
  • Sal a gosto
  • 300 ml de água
Modo de preparo

  1. Em uma panela refogue o alho e a cebola no óleo ou se preferir no azeite
  2. Deixe refolgar por cerca de 30 segundos
  3. Coloque o arroz branco, se preferir lavar não há problema
  4. Adicione o sal a gosto misture bem
  5. Adicione a água deixando ferver em fogo alto,misture e imediatamente tampe a panela abaixando o fogo
  6. E aguarde os 15 minutos contados
Dica

Se desejar duplicar ou triplicar a receita, é só seguir as proporções dos ingredientes, principalmente da água, e tbm se gostar de ervas naturais como (2 fileiras de tomilho,ou umas 3 folhas de manjericão, da um sabor leve e gostoso ao prato) adicione as ervas quando a água estiver fervendo,e é só saborear o arroz branquinho e soltinho.

CHEGA DE ARROZ QUEIMADO OU EMPAPADO!! kkkk.. espero que gostem.